CULTOS:
> PARTICIPE DE NOSSOS CULTOS. QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA ÀS 19H15, CULTO DE LIBERTAÇÃO | DOMINGO ÀS 07H30 DA MANHÃ, CONSAGRAÇÃO | DOMINGO ÀS 18H30, CULTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO | ÚLTIMO DOMINGO DO MÊS, CULTO APENAS PELA MANHÃ, 08H00, SANTA CEIA DO SENHOR. | AGENDE O CULTO NO SEU LAR ATRAVÉS DO WHATSAPP (32) 98872-5516
SAIBA+
> NOSSAS REDES SOCIAIS NO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE.
OFERTE NESSA OBRA
> PIX 05419596628.

23 de jul. de 2023

O Atalaia

A luz do texto do profeta Ezequiel 33.1-6, destaco aqui alguns aspectos importantes da mensagem deste profeta.

A palavra designada a definir "o atalaia", denota que a função especial é "estar em posição de alertar o povo", e ou, "aquele que vigia"

Conforme lemos no texto, o atalaia mencionado por Ezequiel fora colocado pelo próprio povo, "Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia".

Tal pessoa mencionada passa a representar uma comunidade inteira que poderá se ocupar em outras funções, atividades e até mesmo descansar. Durante as atividades dos demais, os olhos do atalaia devem permanecer atentos, vigilantes e não podem dormir durante o serviço.

O atalaia em serviço evita tragédias enormes, tal como prevê o texto de Ezequiel. A espada, a guerra ou quaisquer outras situações graves vão ocorrer, porém os desfechos podem ser distintos a partir de uma decisão do atalaia.

Quando o atalaia soa a trombeta ao seu povo, o povo tem o tempo significativo de se preparar, tomar as armas, se esconder se for necessário, fugir, e ou ir à luta em reação aos problemas. Porém, se o atalaia se omitir e não soar as trombetas, a destruição que ocorrer ao povo que o constituiu ficará por sua conta.

Ainda sobre o texto, é possível perceber que o povo que constituiu o atalaia ainda tem um papel importante: o de ouvir e agir. Ezequiel menciona que se o atalaia avisar, e o povo ouvir e ainda sim acontecer alguma morte, o sangue do morto não virá sobre o mensageiro. A mesma situação acontecerá ao que ouviu a trombeta e não quis tomar posição.

Diferentemente quando existe a omissão do atalaia ao não soar a trombeta, os mortos terão seu sangue requeridos àquele que fora designado a tal função representativa.

Enfim, o profeta mostra a nós que a função de atalaia é tão similar a um sensor de presença que instalamos na nossa casa ou empresa, pois tem um propósito de antecipar informações. O sensor acende uma lâmpada num local escuro, ativa um alarme, e assim geram respostas rápidas a quem o instalou.

Sendo assim, cabe a comunidade cristã se manter vigilante, numa posição estrategicamente privilegiada, para então receber as informações espirituais com antecipação. Crer nos atalaias é tão importante como crer nas imagens assistimos das câmeras de segurança que instalamos em nossa casa ou empresa, pois elas mostram uma realidade que devemos antecipar a reação.

Tal como no mundo secular, a vida espiritual carece do povo estabelecer a confiança nos atalaias erguidos por Deus. Estes atalaias tem o dever e obrigação de não se omitirem sob pena de serem responsabilizados por não cumprirem o dever de alertar.

Que Deus tenha misericórdia de nós, pois independentemente do que muitos possam pensar, existem vários níveis de atalaias, grandes e pequenos, conhecidos e desconhecidos e de diversas maneiras e formas  são canais para o despertamento social, antes do dia de caos.

Jonas foi um atalaia e não queria cumprir sua missão. Mas Deus insistiu e o repreendeu até que sua missão fosse cumprida em Nínive. Jonas queria pregar e alertar Társis, mas não era lá o lugar do plano de Deus. Outro momento que se encaixa perfeitamente aqui neste texto, está mencionado em Ageu 1. Ali Deus chamou as autoridades, o governante e o sumo-sacerdote para um alerta sobre as questões do templo. O profeta-atalaia obediente alertou, as autoridades obedeceram e o povo seguiu os propósitos de Deus.

Assim sendo, siga avante e nunca deixe de ser um atalaia de Cristo.

Por Josué Oliveira - Pastor Presidente ICED - 23/07/2023

Nenhum comentário: