CULTOS:
> PARTICIPE DE NOSSOS CULTOS. QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA ÀS 19H15, CULTO DE LIBERTAÇÃO | DOMINGO ÀS 07H30 DA MANHÃ, CONSAGRAÇÃO | DOMINGO ÀS 18H30, CULTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO | ÚLTIMO DOMINGO DO MÊS, CULTO APENAS PELA MANHÃ, 08H00, SANTA CEIA DO SENHOR. | AGENDE O CULTO NO SEU LAR ATRAVÉS DO WHATSAPP (32) 98872-5516
SAIBA+
> NOSSAS REDES SOCIAIS NO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE.
OFERTE NESSA OBRA
> PIX 05419596628.

2 de mar. de 2012

Justiça, Deserto e Socorro


“...eis que ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente”. – 9b; “Nisto conheço, agora, que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade”. – 24b - 1 Reis 17.8-24

Há duas situações bem interessantes nesta história. Primeiro vemos um profeta, homem de Deus correndo pelo mundo para não morrer de fome. Deus o ordenara desta forma, já tinha habitado o ribeiro de Querite (17.3), foi alimentado por corvos (17.4). Esta vida não era eterna. O profeta precisava ter outras experiências. A segunda situação é que Deus ordenara uma mulher, não o bastante tinha que ser uma viúva. Tal mulher também estava vivendo uma situação difícil. Não tinha alimentos em abundância. Ao ser indagada por Elias, um estranho, foi dado a ela uma palavra em nome do Senhor, para que pudesse dar-lhe um bolo e água. Vemos que tudo o não podia ser favorável, a escassez de alimentos e água. Mas estava dado a palavra. Agora era: acatar ou desacatar. (ACATAR - Respeitar; venerar; adotar; seguir; obedecer; cumprir.) (DESACATAR - 1. Desrespeitar. 2. Ofender. 3. Profanar.). Apesar de ser um profeta, Elias estava vivendo uma crise, mesmo após profetizar contra o rei Acabe. Suas profecias não puderam livrá-lo, ao contrário, permitiu que o próprio fizesse parte da crise, e mais tarde da glorificação.
Entendendo a crise:
1 – Deus é justiça.
Não bastava para Deus, o profeta profetizar algo e isto não for provado. Deus inseriu o profeta em meio uma crise para provar sua conduta, fé e obediência. Deus traria sua justiça mostrando que ele está no controle. A seca que veio, ao atingir a terra com três anos e meio sem chuvas, deixou claro para o rei Acabe, que Ele é o provedor da humanidade. Então, com a justiça de Deus, Acabe sofreu muito para alimentar seus exércitos e família. A água é o alimento vital, e sem ela, seu fracasso era inevitável diante de uma guerra. Ainda provando sua justiça, Deus mandou que o profeta fosse residir próximo ao ribeiro. Ali, escondido e vivendo com a água do ribeiro, Deus mandava que os corvos alimentassem o profeta com pão e carne pela manhã e a tarde. Após alguns dias, o ribeiro secou e Deus ordenou que Elias saísse dali em direção a Sarepta, onde uma viúva lhe daria alimento. A justiça de Deus continuava em evidência. A mulher prepararia seu último alimento, enquanto o profeta precisava comer daquele alimento porque estava com fome. Outra petição foi a água, e num tempo de seca, água seria raridade. A presença do profeta, ordenado por Deus trouxe a àquela casa: multiplicação do azeite, farinha, trouxe alegria, repreendeu a doença e a morte. Ambos, Elias e a viúva estavam vivendo uma tremenda crise financeira, mas a justiça de Deus é sempre maior. Enquanto Acabe ordenava que seus subordinados saíssem pelos vales e campinas em busca de alimento e água para seus animais, outras pessoas sofriam com a seca.
PERGUNTA: Deus é justo. Você está vivendo segundo a vontade de Deus?
2 – Seca representa distância, deserto.
Apesar de não ser uma região deserta, a seca transformou tudo por um tempo em deserto. A terra não produziu. Isto sim, ao distanciar a criatura (homem e animais), tudo virou deserto. Deus sempre quis atrair o homem para si, com isto usou muitas vezes as crises. Nos momentos de abundância e de paz, o que foram chamados por Ele sempre esqueciam dos seus mandamentos, e consequentemente, a dor e as perdas viriam. A seca atingiu o reinado e Acabe, por exatamente não acreditar no Deus de Israel. Sua casa acreditavam em outros deuses, o principal deles era Baal, entre outros que buscaram no Egito. O deserto apontou para a distância que Israel estava de Deus. O seu líder precisava de ser chamado a atenção, seus pecados cheiravam mal diante do criador. Deus permitiu a seca para fazer com que Acabe, endireitasse seu caminho, mas sua família era rebelde. Cada vez mais afundavam no pecado: idolatria, prostituição, vaidade, vingança e perseguição aos profetas.
PERGUNTA: O que tem acontecido na sua vida, que afastou de você as bênçãos de Deus?
3 – O socorro de Deus.
Diferentemente da casa de Acabe, Elias sempre recebia o socorro de Deus. Mas Deus não fica feliz somente em socorrer os seus. Muitas vezes usa os ímpios para beneficiar seus filhos. Em Sarepta, a situação pode-se dizer que era muito complicada! Porque? Para aquele período uma viúva era disprovida de recursos, ajuda, pensão ou aposentadoria. Seu fim era iminente! Mas como a graça de Deus é eterna, veio a ela o profeta de Israel, a quem deveria ajudar. Assim quando aquela mulher socorreu o profeta, Deus estava providenciando a ela um socorro também. Como? Ela tinha ainda que pouco (farinha e azeite), mas suficiente para fazer um bolo. Ela tinha, ainda que pouco numa talha, a água que o profeta precisava. Já o profeta Elias tinha sobre ele: a autoridade de Deus, a obediência a Deus e a fé em Deus. Por isto Deus elaborou um projeto perfeito. Cada um tem um agente de milagre. Ela, a farinha, o azeite e o filho. O profeta, o dom de cura, de profecia, de milagres, da fé, etc.
PERGUNTA: Na hora de pedir socorro, a quem você recorre?
Chamar para orar:
Ainda que você não tenha: fé, esperança, forças... Deus vai te levantar aqui hoje!
Ainda que situações te afastaram dEle... Ele te chama porque quer fazer milagres em seu favor!
Ainda que você pediu socorro a deuses errados... Ele é o socorro bem presente na hora da angústia!
Creia, Jesus Cristo te ama!

Pastor Josué dos S. de Oliveira

Nenhum comentário: