CULTOS:
> PARTICIPE DE NOSSOS CULTOS. QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA ÀS 19H15, CULTO DE LIBERTAÇÃO | DOMINGO ÀS 07H30 DA MANHÃ, CONSAGRAÇÃO | DOMINGO ÀS 18H30, CULTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO | ÚLTIMO DOMINGO DO MÊS, CULTO APENAS PELA MANHÃ, 08H00, SANTA CEIA DO SENHOR. | AGENDE O CULTO NO SEU LAR ATRAVÉS DO WHATSAPP (32) 98872-5516
SAIBA+
> NOSSAS REDES SOCIAIS NO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE.
OFERTE NESSA OBRA
> PIX 05419596628.

13 de jan. de 2012

O perigo das pessoas erradas entrarem em nossa vida

"E disseram-lhe: Que faremos nós, para que o mar se acalme? Por que o mar se elevava e engrossava cada vez mais" Jonas 1.11

Num ciclo de amizades muitas vezes é difícil controlar as pessoas que fazem parte, sejam amigos ou aquelas pessoas que são apenas de passagem. Na história de Jonas encontramos um grande perigo, ao se permitir que as pessoas erradas entrem na nossa vida.
Deus mandou Jonas pregar em Nínive, pois queria salvar aquela população, mas com temor dos habitantes, ele decidiu ir  pregar em Társis. Comprou sua passagem, embarcou, e no meio da viagem, veio a fúria do mar. O chefe do navio começou a jogar as cargas no mar, tentando aliviar o navio para que não afundasse. Nada disso adiantou, e quando encontrou Jonas no porão do navio, fez várias perguntas, depois um sorteio, e este indicou que Jonas deveria ser lançado no mar. Durante três dias e três noites, Jonas viu a morte, mas foi cuspido pelo grande peixe em uma praia. De acordo com o relato, posso aqui observar algumas situações que ocorrem quando uma pessoa errada entra em nossa vida. Em tudo conseguimos compreender que Deus amava os ninivitas, por isto queria salvá-los. 
Em primeiro lugar, identificamos que "o medo faz a pessoa tomar atitudes de defesa, que podem ser erradas". Isto vemos no (1.3) onde Jonas comprou sua passagem e foi para um lugar totalmente diferente. Toda pessoa que não tem compromisso com a palavra de Deus se torna um perigo para a nossa vida. Vimos que Jonas foi uma verdadeira destruição para a vida do mestre do navio. É assim que acontece nos dias de hoje, abrimos mão da santidade, da obediência e deixamos qualquer pessoa entrar no nosso barco. Isto pode ser uma verdadeira furada!
Em segundo lugar, encontramos nesta história os marinheiros se perguntando: "O que fizemos de errado para estarmos sofrendo este castigo?" Assim como muitas outras perguntas. Atitudes erradas também foram tomadas durante o período da turbulência. Ninguém sabia o que estava acontecendo. Vemos as diversas perguntas que forma feitas a Jonas (1.6-8), e essas perguntas são comuns quando tudo que tinha sido projetado para dar certo começa a dar errado. As perguntas são os meios de descobrir os erros q ue foram cometidos durante um período, é como um exame. Ao examinar suas amizades ou pessoas que passam por sua vida nos dias de hoje, o que elas trazem de bom para sua vida. Será que muitos prejuízos foram contabilizados nos últimos anos?
A terceira observação é que muitas "tentativas em vão" foram usadas por todos, menos Jonas. Jogaram cargas preciosas no mar, na tentativa de não perder o navio por completo. É assim que nós tentamos desfazer o mal. Jogamos fora tudo aquilo que conquistamos com o suor do trabalho. Uma pessoa errada, ao entrar na vida de alguém ela é capaz de destruir tudo. Uma informação importante é que a pessoa errada, desobediente a Deus nunca está preocupada com o fracasso do próximo. Ela chega trazendo problemas, mas aos poucos vai se distanciando como se nada tivesse acontecido.
Em quarto lugar, vemos que os navegantes "pediram a Deus que tivesse misericórdia deles". Eles não sabiam o que fazer. Após lançar Jonas no mar, houve bonança naquele navio. E então puderam compreender que ali estava de passagem uma pessoa indesejada. Era um desobediente a Deus, presente na vida de uma pessoa que não tinha nada a ver com seus problemas, mas Deus permitiu assim.
Mas as vezes ficamos pensando que o desobediente sempre vai morrer. Não! Deus tem sempre misericórdia. Afinal de contas é num desobediente, pecador, profano que Deus encontra qualidades para serem usadas em favor de alguém. Jonas recebeu "o livramento, mesmo sendo desobediente". Esta parte não pertence a nós. Deus ele permite pessoas erradas passarem por nós, e lógico que elas aprendem alguma coisa. Deus sempre dá uma chance ao homem para se redimir do seu pecado. O erro de Jonas foi entrar num navio para longe do destino que Deus tinha estabelecido.  O Salmo 103 diz que Deus não nos trata segundo os nossos pecados, e por isso nós não somos consumidos diante da sua presença. Através de nós, muitas pessoas podem ser abençoadas e até salvas. Se fizermos tudo que Deus mandar, não iremos atrair a sua ira. A bênção de Deus é para os obedientes (Deuteronômio 28), caso contrário a maldição nos atingirá e deixaremos de chegar ao ponto da vitória. Creia, Jesus Cristo te ama!


Pastor Josué dos S. de Oliveira

Nenhum comentário: