CULTOS:
> PARTICIPE DE NOSSOS CULTOS. QUARTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA ÀS 19H15, CULTO DE LIBERTAÇÃO | DOMINGO ÀS 07H30 DA MANHÃ, CONSAGRAÇÃO | DOMINGO ÀS 18H30, CULTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO | ÚLTIMO DOMINGO DO MÊS, CULTO APENAS PELA MANHÃ, 08H00, SANTA CEIA DO SENHOR. | AGENDE O CULTO NO SEU LAR ATRAVÉS DO WHATSAPP (32) 98872-5516
SAIBA+
> NOSSAS REDES SOCIAIS NO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE.
OFERTE NESSA OBRA
> PIX 05419596628.

15 de jun. de 2012

Porta Aberta


“E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta." Mateus 25.10
Em nossos tempos a perca de oportunidades tem sido o fator frustrante na vida de muitas pessoas, cristãs ou não. Muitas destas oportunidades nunca mais se repetirão, podendo acontecer outras, mas sempre de forma diferente. Tais situações ocorrem pela ausência de CAPACITAÇÃO, EXPECTATIVAS, VIGILÂNCIA E TRABALHO. Podemos entender isto muito bem quando lemos o texto de Mateus 25.1-13, onde são apresentadas dez virgens, ou aquelas que seriam dedicadas a servirem ao Senhor. Mas podemos observar que:           
1º O modelo de cinco de mulheres imprudentes que não se CAPACITARAM ou se PREPARARAM para encontrarem com o noivo (v.3) deve ser olhado por todos. Enquanto outras cinco mulheres tiveram toda a preocupação de se prepararem para a chegada do noivo (v.4).
2º O modelo das dez eram semelhantes quanto ao descanso. Todas dormiram, algo comum, mas cinco tiveram cuidados para não dormirem no escuro à noite, enquanto cinco ficaram sem azeite no período de descanso (v.5). E se levantaram quando o noivo surgiu, e com grande EXPECTATIVAS para irem às bodas (VS. 6,7).
3º A ausência de VIGILÂNCIA levaram cinco virgens a terem falta do azeite, enquanto outras cinco sabiam que a necessidade de terem suas lâmpadas sempre abastecidas, e sobe a vigilância das lâmpadas preparam antes, e não foram envergonhadas (VS. 8,9).
O TRABALHO de se prevenir é o mais importante na vida da igreja nos dias atuais. Aqueles que não querem ter o seu trabalho duplicado no futuro, o melhor que tem a fazer é trabalhar de forma correta hoje, evitando desgastes desnecessários. (VS. 10-13).

Vejamos então porque a sociedade cristã atual tem fechado as portas que Deus outrora abriu para todos os descendentes de Abraão.
            Na sociedade cristã atual encontramos muita dificuldade para nos PREPARAR, isto porque estamos inseridos num contexto de resultados imediatos, e isto implica em não dedicação à vida de oração, jejum, leitura da Bíblia, busca de conhecimento. A preparação inclui também à realização diária das tarefas sociais que Cristo tanto queria ver-nos executando-as conforme Ele mesmo disse em Mateus 9.35-38. O que seremos de melhor amanhã passa pelo nosso “hoje, o agora”. Se estivermos mais antenados quanto a nossa preparação, seja para o exercício do trabalho na igreja, na empresa, na sociedade secular, no nosso ministério, com certeza teremos azeite suficiente, quando estivermos aguardando exclusivamente pela volta de Jesus, à buscar sua noiva amada.
            Outro fator passa pelas EXPECTATIVAS que devem ser mais evidentes. Muitas portas não se abrem porque nossas expectativas são ruins a respeito da mesma. Muitos cristãos estão se preparando para encontrar com Jesus, mas cada um tem uma forma de conduzir sua vida. O resultado disto pode ser mesmo desesperador! Isto porque as expectativas quanto à volta de Cristo não existem, ou até mesmo acham que o que estão fazendo, funcionarão para colocá-los perto do noivo. Ajunte azeite suficiente para suportar a noite, que pode ser interpretado como período de provação onde se deseja apenas um encontro que mudará a vida. Um cristão que não tem expectativas de quando ocorrerá a vinda do noivo, está sujeito a ficar de fora das bodas. Por isto, em vez de fechar estas portas hoje, trabalhe incansavelmente, preparando sua lâmpada para ficar acesa durante à noite. Nunca perca de vista o caminho, a esperança de que tudo está regularmente revisto, e convicto para este encontro fenomenal.
            Seja VIGILANTE! A manutenção da vigilância é algo muito importante. As portas muitas vezes fecham quando não estamos vigiando. É bem semelhante as portas automáticas usadas no metrô, ônibus e trens. Tudo está preparado ou programado! É fundamental que o cristão não fique se iludindo com as fantasias deste mundo, e na maioria das vezes deixando de orar, jejuar, vigiar, se preparar. Não deixe que a porta feche, entre no tempo certo. Aproveite!
            Para encerrar, vem um dos fatores também importantes, tanto quanto à PREPARAÇÃO, às EXPECTATIVAS, e à VIGILÂNCIA. Ser um trabalhador é fazer a vontade do seu senhor, neste caso, de Deus. Deus, entre Gênesis e Apocalipse mostra que ele está no favor daquele que se empenha, trabalha, sacrifica. Em Gênesis Ele deu mais importância à oferta de Abel, a que requeria mais esforço, trabalho à oferta de Caim que pouco exigia (Gn 4.4,5). Em Apocalipse, Cristo disse a respeito das obras (trabalho) e que o trabalho traria recompensa a cada um (Ap 2.1-29; 3.1-22). Na igreja em que estamos inseridos pelo século presente, vemos que muitos cristãos querem alcançar salvação, querem ser abençoados sempre, mas recusam sempre de alguma forma o TRABALHO. O que é trabalho para Deus? É o mesmo comparado aquele que exercemos no mundo secular. Assim como Deus destinou o homem a viver segundo o seu trabalho em Gênesis 3.19, o apóstolo Paulo também reconheceu e afirmou ao escrever na 1ª carta a Timóteo 5.18b “Digno é o obreiro do seu salário”. Todo aquele que trabalha, encontra resultados, segundo seu trabalho. Salomão disse em Provérbios 6.6 que aquele que não gosta de trabalhar (preguiçoso) deve olhar para as formigas, aprender com seu estilo de trabalho, e depois olhar para o que está fazendo e fazer com o exercício da sabedoria. Muitos querem bons resultados, mas nada querem fazer. A vida é feita de resultados, os resultados provém do Trabalho ou Ociosidade. Quem busca uma Porta Aberta deve saber: Na história bíblica Deus não chamou nenhum desocupado ocioso para lhe servir, Deus sempre olhou para quem tinha VALORES, CORAGEM e TRABALHAVAM, e que sempre chamaram a sua atenção. Foram os casos de Abel, José, Elias, Eliseu, Daniel, Pedro, Saulo (Paulo), etc.
E hoje, o que nós temos feitos para Deus abrir as Portas para nós? Quais qualidades em nós chamam a atenção de Deus? Temos atualmente condições de exigir de Deus uma porta aberta? Estamos realmente Preparados ou ainda vamos nos Preparar? Temos Expectativas ou estão sem Esperança? Estamos Vigiando a vida, ou estamos Desatentos? Estamos Trabalhando ou estamos Ociosos?

Pr Josué Oliveira

Nenhum comentário: